Artigos científicos (anais, capítulos e periódicos)

2018

ABREU, D. O papel da multimodalidade na construção da ação social através dos jingles eleitorais: uma perspectiva estético-retórica. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/o-papel-da-multimodalidade-na-construcao-da-acao-social-atraves-dos-jingles-eleitorais%3A-uma-perspectiva-estetico-retoric> Acesso em: 09 ago. 2018.

ALVES, Willamis de Santana. Os gêneros textuais como novas abordagens para o ensino de língua portuguesa do fundamental II. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/os-generos-textuais-como-novas-abordagens-para-o-ensino-de-lingua-portuguesa-do-fundamental-ii.> Acesso em: 09 ago. 2018.

BUZATO, M. Gêneros multimodais e "dadificação": entre ler o visual e visualizar o real. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/generos-multimodais-e-%22dadificacao%22%3A-entre-ler-o-visual-e-visualizar-o-real?lang=pt-br> Acesso em: 09 ago. 2018.

COSTA, I. DISCURSO, PODER E LETRAMENTO CRÍTICO PARA A MÍDIA. Revista Virtual de Letras. v. 10, nº 01, jan/jul, 2018.

LOPES, R. E. L. Vídeos publicitários e suas regularidades: explorando a construção de identidade de uma campanha. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/videos-publicitarios-e-suas-regularidades%3A-explorando-a-construcao-de-identidade-de-uma-campanha> Acesso em: 09 ago. 2018.

SANTOS, R. C. “Fomos à lua e não voltamos mais”: Uma análise multimodal do Humor na (co)construção de um laço social no canal Nerdologia. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/%E2%80%9Cfomos-a-lua-e-nao-voltamos-mais%E2%80%9D%3A-uma-analise-multimodal-do-humor-na-%28co%29construcao-de-um-laco-social-no-canal-nerdolog?lang=pt-br>. Acesso em: 09 ago. 2018.

SANTOS, W. Q. A SINTAXE VERBO-VISUAL DA EXPRESSÃO MÊMICA NO PORTUGUÊS DO BRASIL: PERSPECTIVAS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/a-sintaxe-verbo-visual-da-expressao-memica-no-portugues-do-brasil%3A-perspectivas-da-linguistica-sistemico-funcional-e-da-> Acesso em: 09 ago. 2018.

SANTOS, Záira Bomfante; PUTTIN, A. B.  O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTOS MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/o-ensino-de-lingua-inglesa-na-perspectiva-do-multiletramentos-mediado-pelo-livro-didatico> Acesso em: 09 ago. 2018.

SILVA, Gisely Martins da. PRÁTICAS DISCURSIVAS MULTIMODAL: A PRODUÇÃO VERBO-VISUAL DA CRIANÇA EM AQUISIÇÃO DA ESCRITA NOS APLICATIVOS FACEBOOK MESSENGER E WHATSAPP MESSENGER. In:  ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2017. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/siget/papers/praticas-discursivas-multimodal%3A-a-producao-verbo-visual-da-crianca-em-aquisicao-da-escrita-nos-aplicativos-facebook-mes> Acesso em: 09 ago. 2018.

2017

ALBUQUERQUE, T. C. C.; CARNEIRO-LEÃO, A. M.; COSTA, J. S. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA-INTERATIVA (SDI) MEDIADA PELA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS: O CONCEITO DE DIGESTÃO HUMANA. In: Anais do X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, Sevilla, 5-8 de setembro de 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/viewFile/335636/426447

ALEXANDRE, Leila. A MULTIMODALIDADE NAS REVISTAS ELETRÔNICAS GERENCIADAS PELO OPEN JOURNAL SYSTEMS (OJS) A PARTIR DA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA SOCIAL. Fórum linguistic., Florianópolis, v.14, n.3, p.2362-2372, jul. / set.2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/download/19848412.2017v14n3p2362/35143.

ANTERO, J.; GOUVEA, D.; SANTOS, G.; PENA, J.; GUALBERTO, C. L. Tipografia, imagem e escrita nas tirinhas: uma proposta de análise multimodal. In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 149-164. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

ARAGÃO, R.; LEMOS, L. WhatsApp e multiletramentos na aprendizagem de inglês no Ensino Médio. Polifonia, Cuiabá-MT, v. 24, n. 35/1, p. 73-94, jan-jun. 2017.

ARRUDA, R.; ARRUDA, M.; ARAÚJO, A. D. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MEMES NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA SOCIAL E DA MULTIMODALIDADE DISCURSIVA. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES), v.7, n. 16, 2017.

CANATO, J.; ROZENFELD, C. A motivação de alunos de alemão  e prática de multiletramentosem um CEL. Pandaemonium, São Paulo, v. 20, n.30, maio-jun. 2017, p. 86-111. 

CANI, J. A Leitura Multimodal no Hiperconto Digital Um Estudo em Vermelho. Odisseia, Natal, RN, v. 2, n. 1, p. 113-132, jan.-jun. 2017. 

COLINA, G.; SILVA, S.; SOUZA FILHO, D.; SANTOS, J. F.; SANTOS, J. A., NERI, P.; GUALBERTO, C. L. Ondas de sortilégios: a peça teatral sob a ótica da semiótica social. In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 11-34. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

CRUZ, F.; COTS, C. P.; LUIZ, R. A Linguagem em MicroAcontecimentos: corpo, gestos e fala explorados em uma análise multimodal de interações envolvendo uma criança autista. Revista Intercâmbio, 2017, v. 34.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CASTIGLIONE, Rafael Guilherme Mourão. TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens. Educ. Pesqui., São Paulo, Ahead of print, 2017, p. 1-22. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/2017nahead/1517-9702-ep-S1678-4634201702153673.pdf

GOMES, R. ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, V. 9, N. 1, ano 2017.

MAGALHÃES, G.; NASCIMENTO, L.; RIBEIRO, L.; REZENDE, N.; MELO, R.; GUALBERTO, C. L. Katy Perry do paraíso ao inferno: uma análise multimodal das capas dos álbuns a partir da semiótica social. In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 51-70. Disponível em:
https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

MARTINS, S. A Homilia: conceituação e caracterização de um gênero oral da comunidade discursiva Católica Apostólica Romana. Olhares e Trilhas, v. 19, n.2, 2017. 

NERI, P.; SANTOS, R.; SILVA, S.; GUALBERTO, C. L. A (des)construção da leitura: uma análise multimodal do livro Destrua este diário. In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 111-130. Disponível em:
https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

OLIVEIRA, R. O PIBID INGLÊS FAFIRE E O OLHAR DO PROFESSOR SUPERVISOR: UM RELATO DE EXPÊRIENCIA. In: Anais do IV CONEDU, 2017. 

SANTOS, L.; ARAÚJO, L.; PRADO, P.; JESUS, T.; GUALBERTO, C. L. A primeira impressão é a que fica: uma análise de capas de jornais brasileiros sob a perspectiva da multimodalidade a partir da semiótica social. In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 71-90. Disponível em:
https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

SILVA, A. P.; HORTA, J.; SANTOS, L.; SANTOS, N.; GUALBERTO, C. L. Mídia e propaganda: análise de um anúncio publicitário a partir da semiótica social e da abordagem multimodal. In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 35-50. Disponível em:
https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

SILVA, R.; GOMES, Y. A CONSTRUÇÃO DO HIPERTEXTO EM DICIONÁRIOS ESCOLARES INFANTIS. Raído, Dourados, MS, v. 11, n. 25, jan./jun. 2017. 

SILVA, W.; SOUZA, C.; DANTAS, F.; GONÇALVES, J.E.; ALENCAR, L.; FIGUEIREDO, P.; GUALBERTO, C. L. Escândalos políticos nas revistas brasileiras: análises por meio da semiótica social. In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 81-110. Disponível em: 
https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

SOUZA FILHO, D.; FELIPE, A.; COLINA, G.; COLEN, L.; NERI, P.; GUALBERTO, C. L. Os gêneros textuais em materiais didáticos: estudos sob a ótica dos multiletramentos e da multimodalidade.  In: GUALBERTO, C. L. (Org.) Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 131-148. Disponível em:
https://docs.wixstatic.com/ugd/143639_edf6fda785194a078692b1b59ce38f5e.pdf

VIEIRA, R. MULTIMODALIDADE E COMPETÊNCIA LEITORA: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. In: Anais CONBRALE, UEPB, 2017.

2016

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; NASCIMENTO, Dorinaldo dos Santos; OLIVEIRA, Vanusia Maria dos Santos. A autoria na composição verbovocovisual de minicontos multimodais a partir de selfies. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 13, n.3, p.1492 - 1505, jul./ set.2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n3p1492

BARBOSA,  Bruna Carolini; ALMEIDA,  Ana Lúcia de Campos. Multiletramentos em perspectiva: o infográfico web como recurso didático. In: Anais do SEPECH. XI Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas- SEPECH Humanidades, Londrina, 27 a 29 de julho de 2016. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/socialsciencesproceedings/xi-sepech/gt5_160.pdf

BARBOZA, S.; TENO, N.; COSTA, N. LINGUÍSTICA APLICADA E INVESTIGAção CIENTÍFICA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA O ENSINO DOS MULTILETRAMENTOS. Revista Letra Capital, 2016, v. 1, n. 2.

CARVALHO, Sâmia Alves. Interações imagem-texto: uma análise de composições multimodais instrucionais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, n. 4, p. 547-573, 2016.   DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820169906

FERNANDES, Cristiana de Almeida; NOJIMA, Vera Lúcia dos Santos; MALFACINI, Ana Cristina dos Santos; VAREA, Jesús Jiménez. Quadrinhos em sala de aula: contribuições de design no letramento da educação básica. In: Blucher Design Proceedings - 12° P&D 2016. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, n. 2, v. 9, Outubro de 2016, p. 2677-2688. Disponível em: 
http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/quadrinhos-em-sala-de-aula-contribuies-de-design-no-letramento-da-educao-bsica-24465 

FREDERICO, A. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, v. 26, nº 52, 2016, p. 101-120. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195/120

GUALBERTO, Clarice Lage.; CRUZ, Ana Flávia Torquetti D. Metáforas multimodais em livros didáticos: análises a partir da Gramática do Design Visual. In: LOUSADA, Eliane G; FERREIRA, Anise D'O; BUENO, Luzia; ROJO, Roxane; ARANHA, Solange; ABREU- TARDELLI, Lília. (Org.). Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. Araraquara: Letraria, 2016, p. 308-320. 
Disponível em: http://www.letraria.net/site/wp-content/uploads/2016/11/DI%C3%81LOGOS-BRASILEIROS-NO-ESTUDO-DE-G%C3%8ANEROS-TEXTUAIS-DISCURSIVOS-Letraria.pdf

GUALBERTO, Clarice Lage. O visual e o verbal nas contas de luz: análises a partir de uma perspectiva multimodal.  In: FREITAS, M. N. F.; CORREIA, C. M. C. (Org.). Coletânea de Comunicações SOBRE O VERBAL E O NÃO VERBAL. v.2. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016, p. 1523-1534. Disponível em: 
http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_lingua/coletanea_de_comunicacoes_VOL_2.pdf

GUALBERTO, Clarice Lage; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira. Capas de livros didáticos sob as perspectivas da semiótica social e da abordagem multimodal. Diálogo das Letras, v.5, n.2, 2016, p.31-50. Disponível em: 
http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/2134

MAGALHÃES, Célia M.; ARAÚJO, Vera Lúcia Santiago. Metodologia para elaboração de audiodescrições para museus baseada na semiótica social e multimodalidade: introdução teórica e prática. Revista latinoamericana de estudios del discurso, v. 12, n. 1, p. 31-55, 2016. Disponível em: https://raled.comunidadaled.org/index.php/raled/article/view/76

NUNES, Tiago Alves; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Uma imagem vale mais que mil palavras: as abordagens de leitura e suas implicações para o letramento visual. Diálogo das Letras, v.5, n.2, 2016, p.138-160. Disponível em: 
http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/2140

OLIVEIRA, Marcos Nonato de; LIMA, Eliete Alves de. Crenças de alunos sobre a leitura de textos multimodais. Diálogo das Letras, v.5, n.2, 2016, p.92-109. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/2138

PINHEIRO, Michelle Soares. Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada,  v. 16, n. 4, p.575-593, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820159956

RIBEIRO,  Ana Elisa. Questões de multimodalidade e produção de  sentidos em charges sobre o programa Mais Médicos.  Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 49-71, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25322

RIBEIRO, Ana Elisa. Uma análise da matriz de referência e das provas do ENEM: multimodalidade em foco. Diálogo das Letras, v.5, n.2, 2016, p.11-30. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/2133 

ROSA, Marluza Terezinha da. Imagens não só ilustram, palavras não só descrevem: leitura e efeitos de sentido na tessitura verbo-imagética. Letras & Letras, v. 32, n. 3, p. 45-67, nov. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33644

SILVA, Daniela Teixeira Leite da. Multimodalidade nos cadernos de Língua Portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo: uma proposta de multiletramento. IntercâmbioRevista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, v. 32, p. 48-65, 2016. 
Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/29249

SILVA, Marina Morena dos Santos e. Gravidade e a metáfora do (re)nascimento: letramento visual e multimodalidade. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: 
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/10683

2015

CARVALHO,  Sâmia Alves; ARAGÃO,  Cleudene de Oliveira. Os caminhos do letramento visual: uma análise de material didático virtual. Estudos Anglo Americanos, n. 44, p. 9-34, 2015. Disponível em: http://nexos.ufsc.br/index.php/reaa/article/viewFile/1274/662

DUBOC, Ana Paula Martinez. Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos. EAE. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 664-687, set/dez 2015. 
Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3628


LIMA, E. R. F.; CARLOS, E. J. Discurso visual, livro didático e a Educação de Jovens e Adultos. Revista Cocar, v. 9, n. 17, p. 255-271, 2015.

PINTON, Francieli Matzenbacher; STEFANELLO, Claridiane de Camargo; SANTOS, Marciele Marques dos. A multimodalidade na escola: análise crítica do gênero capa de revista. Revista de Letras Norte@mentos. Estudos Linguísticos, Sinop, v. 8, n. 16, p. 197-208, jul./dez. 2015. Disponível em:  
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1892

PORFÍRIO, S.; SOUZA, Francisco E.B de; CIPRIANO, Luiz Carlos. Textos multimodais: a nova tendência da comunicação. Observatório da Imprensa – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, São Paulo, v. nº 861, jul. 2015. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/textos-multimodais-a-nova-tendencia-na-comunicacao/

RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 112-123, 2015. 
Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8681

SILVA,  Maria Zenaide Valdivino da; ARAÚJO,  Antonia Dilamar. Multimodalidade e ensino sob a ótica de língua inglesa da escola pública. Antares,  v. 7, n. 14, p. 313- 335, jul./dez 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3838

SOUSA,  Raimundo Expedito dos Santos; FERRETTI-SOARES, Vanessa Arlésia de Souza; SILVEIRA, Ederson Luís. Multimodalidade e análise linguística: explorando o gênero anúncio publicitário.  Pesquisas em Discurso Pedagógico, ano 2015, n. 1.  Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24805/24805.PDF

SOUZA, Jaime de Souza. #Selfienaurna, memes, imagens e fenômenos: propagações digitais e uma proposta multimodal e semiótico-social de análise. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 5, 2015. 
Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8968


SOUZA, W.; BARREIROS, P. Inserção da literatura local nas aulas de Língua Portuguesa: uma experiência com a literatura de Juazeiro-BA. Revista A Cor das letras, v. 16, p. 70-90, 2015. 

VENTURA, Lidnei; SOUZA, Thais Ehrhardt de; CRUZ, Dulce Márcia. Multiletramento e produção de identidade na sociedade contemporânea: analisando enunciados multimodais. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.1, p. 322-347, jan./jun.2015. 
Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/5831/pdf_14 

WINTER,  Daiane. Textos multimodais na aula de língua estrangeira. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 5, 2015. 
Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8843

2014

ABIO,  Gonzalo. Infográficos e ensino de línguas adicionais. Algumas considerações iniciais. Anais do XI Evidosol/VIII Ciltec-online, v. 3, n. 1, 2014. Disponível em: 
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/5780

ARAUJO, Júlio; PIMENTA, Alcilene Aguiar. Aspectos multimodais da escrita acadêmica em pôsters de bolsistas da UFC: a construção de significados nesse gênero. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU. Nilópolis, v.5, Número 2, maio-agosto, 2014, pp. 106-122

BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antônia Dilamar. Multimodalidade e letramento visual: Um estudo piloto de atividades de leitura disponíveis em sítio eletrônico. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, n. 37, p. 17-36, 2014. 
Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/824

CARVALHO,  Márcia Pereira de; SANTIAGO,  Camila; LIBERALI,  Fernanda. Atividade Social e Multiletramento: Um novo olhar para o ensino de língua inglesa para crianças em contexto de escola pública. Fólio. Revista de Letras, v. 6, n. 2, p. 253-278, jul./dez. 2014. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/view/4563

LIRA, J. F; PIMENTA, S. M. O. Imagens e Aulas de Leitura. REVISTA GLÁUKS. Viçosa: UFV, Vol.14 n.1 - jan/jun 2014.

PIMENTA,  Sônia Maria de Oliveira; MAIA, Denise Giarola. Multimodalidade e letramento: análise da propaganda Carrossel. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 127-149, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/viewFile/4100/2644

SANTOS, Záira. B.; PIMENTA, Sônia. M. O. Da semiótica social à multimodalidade: a orquestração de significados. CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2, 2014. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/7243  

THEISEN, Jossemar de Matos; LEFFA, Vilson José; PINTO, Cândida Martins. A leitura de imagens na perspectiva dos letramentos visuais.  Ciências & Letras, n. 55, p. 105-119, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer3.fapa.com.br/index.php/arquivos/article/view/239

VELOSO, Francisco. O. Dourado. Pesquisa em multimodalidade: Por uma abordagem sociossemiótica. In: GONÇALVES, Adair Vieira; SILVA, Wagner Rodrigues. Visibilizar a Linguística Aplicada: Abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014, p. 155-180. Disponível em: 
http://www.researchgate.net/profile/Francisco_Dourado_Veloso/publication/276207239_Visibilizar_a_Linguistica_Aplicada_Abordagens_tericas_e_metodolgicas/links/5552946408ae6fd2d81d49b0.pdf

2013

BEVILAQUA,  Raquel. Novos estudos de letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet. Revista Virtual de Letras, v. 5, n. 1, p. 99-114, jan./jul.2013. Disponível em: http://revlet.com.br/artigos/175.pdf

CATTO, Nathalia Rodrigues. A relação entre o letramento multimodal e os multiletramentos na literatura contemporânea: alinhamentos e distanciamentos. Fórum Linguístico, v. 10, n. 2, p. 157-163, out. 2013. Disponível em:
http://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2013v10n2p157 

CATTO, Nathalia Rodrigues. Letramento multimodal: participação em gêneros discursivos multimodais em livros didáticos de língua inglesa. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 2, p. 1, 2013. Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/22446/22446.PDF

FARIA DE MOURA, Priscila; LYSARDO-DIAS, Dylia; MORAS, Liliana de Alcântara; MOURA, Flávia Rezende Ferreira; RESENDE, Nívea Mara de; SANTOS, Guilherme Augusto dos. Multimodalidade: uma leitura sistêmico-funcional de capas de CDs. In MENDES, Emília (coord.); LIMA, Elcira; LYSARDO-DIAS, Dylia; MACHADO, Ida Lúcia (orgs.). Imagem e Discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013.

GUALBERTO, Clarice Lage. Multiletramentos a partir da Gramática do Design Visual: Possibilidades e reflexões. In: Anais do SILEL. XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3. Disponível em: http://www.ileel2.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/705.pdf

GUALBERTO, Clarice Lage. Imagens nos livros didáticos: discursos e sentidos. In: Anais do DCIMAI Colóquio Internacional Discurso e Mídia na Amazônia, 2013, Belém. Belém: PPGCom, 2013. v.1.1. 
Disponível em:  https://docs.google.com/file/d/0B5v6scBU4iH0cExBb1phY1FIY3M/edit

RIBEIRO, Ana Elisa . Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo (UNISC. Online), v. 38, n. 64, p. 21-34, 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3714

SAMPAIO, Maria Lucia Pessoa; BRITO, Francisca Francione Vieira de. Gênero digital: A multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3456

TINOCO CABRAL,  Ana Lúcia.   Leitura  de  textos  multimodais: simultaneidade  e integração  na  construção  dos  sentidos. Intersecções, ano 6, n. 2, p. 89-106, 2013. Disponível em:
http://www.anchieta.br/unianchieta/revistas/interseccoes/pdf/Interseccoes_Ano_6_Numero_2.pdf

2012

DIAS, Reinildes. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. In: ______; DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). Gêneros textuais e prática de ensino em LE. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 295-315.

GUALBERTO, Clarice Lage. Livros didáticos: estudos semióticos sob a perspectiva da Gramática do Design Visual. In: SIMÕES, D.; FREITAS, M. N. F.; POLTRONIERI, A, L. (Org.). Linguagem, códigos, tecnologias: Estudos e Aplicações. 1 ed, v.2. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2012, p. 1523-1534. Disponível em: 
http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_lingua/EDICAO%20ONLINE%20%E2%80%93%20%204COLSEMI_ONLINE_PARTE%202.pdf

GUALBERTO, Clarice Lage. Interpretação da Linguagem Imagética e Educação: Análises de Anúncios Publicitários na Sala de Aula. In: Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede, 2012, São Paulo. Anais Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede, 2012.

HEBERLE,  Viviane M. Multimodalidade e multiletramento: pelo estudo da linguagem como prática social multissemiótica. In: K. Silva; F. Daniel; S. Marques (Org.). A formação de professores de línguas: Novos olhares Volume II. Campinas: Pontes, 2012, v. 2, p. 83-106.

KOMESU, Fabiana. Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial. Scripta, v. 16, n. 30, p. 75-90, 2012. Disponível em: http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/4241

PAES DE BARROS,  Cláudia Graziano; COSTA, Elizangela Patrícia Moreira da. Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual? Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 38-56, Jul./Dez. 2012. 
Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10605

SILVA, Denize Elena Garcia. Estudos críticos do discurso no contexto brasileiro (por uma rede de transdisciplinaridade). Eutomia, v. 1, n. 09, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/946 

SILVA, Simone Batista. As contribuições da teoria dos multiletramentos na formação do professor de língua inglesa do Ensino Básico: reflexões iniciais. Revista X, v. 1, p. 61-75, 2012. Disponível em: 
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/download/28275/19376

SPERANDIO, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Palavra e imagem n. 44, p. 295-306, 2012. Disponível em: http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/44/dossie16

SPERANDIO, Natália Elvira. Multimodalidade e processamento metafórico em um texto digital: abordando o sentido a partir da interação entre o modo verbal e imagético. Hipertextus Revista Digital, n.8, 2012. Disponível em:
http://www.hipertextus.net/volume8/06-Hipertextus-Vol8-Natalia-Elvira-Sperandio.pdf

VIEIRA,  Mauricéia Silva de Paula.  A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. Anais do SIELP, v. 2, n.1. Uberlândia: EDUFU, 2012.  Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/805.pdf

2011

ALMEIDA,  Danielle Barbosa. Pelos caminhos do letramento visual: Por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. Linguagem em foco. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 35, n. 5, p. 43-63, 2011. Disponível em: http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf 

ALMEIDA, Danielle Barbosa de. Do texto às imagens: As novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA,  Regina Celi; ROCCA,  Pilar (Org.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 173-202.

ARAUJO,  Rosilma Diniz. Gramática  Visual:  Trazendo  à  Visibilidade Imagens  do  Livro Didático  de  LE. Signum. Estud. Ling., Londrina, v. 14, n. 2, p. 61-84, 2011.  Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/viewFile/8534/9583

COSTA,  Giselda dos Santos. Visualização: A quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Linguagem em foco. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 35, n. 5, p. 167-181, 2011. Disponível em: 
http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf

FARIAS, Miguel Angel; OBILINOVIC, Katica; ORREGO, Roxana. Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas ,  v. 50, n. 1, p. 133-151, Junho  2011. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008

HOLANDA,  Maria Eldelita Franco. A multimodalidade: a imagem como composição em Interchange Intro.  Linguagem em Foco. v. 3, n. 5, p. 129-144, 2011. Disponível em: http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf

LEMKE, J. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguistica Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455-479. 2010. [Translation of Metamedia Literacy: Transforming Meanings and Media, 1998]. Disponível em: 
http://w3.ufsm.br/desireemroth/images/stories/fruit/pdf/LETRAMENTO_METAMIDITICO_Lemke_Ftima_Tamamnini.pdf

NASCIMENTO, R. G.; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011. Disponível em:  http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/38

PAIVA, Francis Arthuso. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos de 1ª série do Ensino Médio. Revista l@el em (dis-)curso, v. 3, n. 1, p. 87-101, 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

SANTOS, Z. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Revista Gatilho, v. 10, 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf 

2010

CARVALHO, Flaviane. Semiótica Social e Gramática Visual: o sistema de significados interativos. Anglo-saxônica. SER. III N. 1 2010, p. 265-281. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5589/1/0873-0628_2010-001-000_00263-00281.pdf

GOMES, Maria Carmen Aires. Ação social midiatizada: analisando a recontextualização de um evento social. Linguagem em (Dis) curso, v. 10, n. 2, p. 293-314, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v10n2/v10n2a04

HEMAIS, Barbara Jane Wilcox. Multimodalidade: enfoque para o professor de ensino médio. Janela de Ideias, 2010. Disponível em: http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/janeladeideias/biblioteca/B_Multimodalidade.pdf 

MAGALHÃES, Célia; NOVODVORSKI, Ariel. A semiótica visual e a questão da identidade racial: uma leitura sistêmico-funcional em duas capas de literatura infanto-juvenil brasileira. El discurso en español y portugués. Estudios desde una perspectiva sistémico-funcional, p. 287-310, 2010. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/gtidentidade/docs/recom/magnov.pdf

OTTONI, Maria Aparecida Resende; LIMA, Maria Cecília; DIAS, Eliana; MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho; FINOTTI, Luísa Helena Borges; ROCHA, Maura Alves de Freitas.  A presença e a abordagem de gêneros multimodais em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Polifonia, v. 17, n. 21, p. 85-116, 2010. 
Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6

TAMANINI-ADAMES, F. A. Representações conceituais e narrativas em uma reportagem da Veja. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEXTO, ENUNCIAÇÃO E DISCURSO, 2010, PUC-RS. Anais do SITED. Porto Alegre, 2010. Disponível em:
http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/FatimaAndreiaTamaniniAdames.pdf

2009

BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. D. O. A Gramática do Design Visual. In: PIMENTA, S.; AZEVEDO, A.; LIMA, C. (Org.). Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. p.86-117.

HEMAIS, Barbara Jane Wilcox. A visualidade nos livros didáticos de inglês-LE. In: Anais do SILEL, v. 1. Uberlândia: EDUDFU, 2009. Disponível em: 
http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wpcontent/uploads/2014/04/silel2009_gt_lg16_artigo_2.pdf 

LIMA, C.; SANTOS, Z. B. Contextualizando o contexto: um conceito fundamental na Semiótica Social. In: PIMENTA, S.; AZEVEDO, A.; LIMA, C. (Org.).  Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, p. 30-47.

MOITA LOPES, L. P. A PERFORMANCE NARRATIVA DO JOGADOR RONALDO COMO FENÔMENO SEXUAL EM UM JORNAL CARIOCA: MULTIMODALIDADE, POSICIONAMENTO E ICONICIDADE. Revista da ANPOLL, v. 2, n. 27, 2009, p.128-157. Disponível em: https://anpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/146/156

PAES DE BARROS,  Cláudia Graziano. Capacidades  de  leitura  de  textos multimodais. Polifonia, Cuiabá, v, 16, n. 19, p. 161-186, 2009. Disponível em: 
http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/da1fb711700d927dbf8296e0464aeb96.pdf

SANTOS,  Samuel Rodrigues dos. Multiletramentos e ensino de línguas. Ao pé da letra. Revista dos alunos de graduação em letras, v.11, n. 1, p. 83-95,  2009. 
Disponível em: http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/Volume%2011.1/vol11.1-Samuel_Rodrigues_Santos.pdf

ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro; HARTWIG, Dácio Rodney. A influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da semiótica social. Ciência & Educação (Bauru), p. 359-382, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n2/a08v15n2 

2007

PIMENTA, S. M. O. Um olhar da semiótica social e da multimodalidade sobre o livro didático de língua estrangeira. Anais do VIII ENIL. São Paulo: USP / FFLCH, 2007.

PIMENTA, S. M. O. & SANTANA A. C. D. A. Multimodalidade e semiótica social: o estado da arte. In: MATTE A. C. F. (org.). Lingua(gem), texto, discurso, v.2: entre a reflexão e a prática. Rio de janeiro: Lucerna: Belo Horizonte, MG: FALE/UFMG, 2007. 

2006

PINHEIRO, Viviane Seabra; MAGALHÃES, Célia. A representação de atores sociais em capas da revista “Raça Brasil”. In: Procedings of the 33rd International Systemic Funtional Congress. 2006. p. 489-513. Disponível em: http://www.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/23id_pinheiro_m_489a513.pdf

2005

MARTINS, I.; GOUVEA, G.; PICCININI, C. APRENDENDO COM IMAGENS. Cienc. Cult. vol.57 n.4 São Paulo Oct./Dec. 2005. 
Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009 67252005000400021&script=sci_arttext&tlng=es

PETERMANN, J. Textos Publicitários Multimodais: Revisando a gramática do design visual. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 2005, UERJ. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, Intercom, 2005. 
Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R0413-1.pdf. 

2004

CALDAS-COULTHARD, Carmen Rosa;  VAN LEEUWEN, T. Discurso crítico e gênero no mundo infantil: brinquedos e a representação de atores sociais. Linguagem em (dis)curso, v. 4, 2004. 
Disponível em: 
http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/289

2002

DESCARDECI, M. A. A. S. Ler o mundo: um olhar através da Semiótica Social. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v.3, n.2, p.19-26, jun. 2002. Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/etd/article/viewFile/1793/1635.

2001

PIMENTA, S. M. O. A Semiótica Social e a Semiótica do Discurso de Kress. In: MAGALHÃES, C. (Org.). Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001, p. 185-206. Disponível em: https://goo.gl/I69UEo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário